segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Melhor Idade

Por que será que de uma hora pra outra os idosos passaram a ser conhecidos como aqueles da “melhor idade”? Até agora não sei se estão querendo ser simpáticos com os velhinhos ou se tudo isso não passa de uma grande hipocrisia. Ainda hoje estava na fila de embarque num vôo de Salvador para o Rio de Janeiro, quando ao meu lado duas velhinhas sorridentes conversavam sobre essa suposta “melhor idade”. Chamado à conversa por uma delas eu pude compartilhar dessa grande ironia.
- Melhor idade pra quê? Soltou a mais simpática e divertida, descrevendo vários males dessa fase da vida, desde as dores pelo corpo, ossos, etc, até as dificuldades de caminhar e outras mazelas próprias do envelhecimento.

Ficamos ali então, enquanto aguardávamos o embarque, tricotando e dando boas risadas sobre o que haveria mesmo de melhor nessa idade avançada. Apesar do humor e vitalidade das duas, viajando sozinhas naquela idade, não pude deixar de notar que se tratava no fundo de uma observação muito séria. Principalmente quando começou o embarque e, simplesmente, ignoraram aquelas duas senhoras da “melhor idade” na fila que embarcaria na segunda chamada, já que suas poltronas eram na frente. O mais irônico é que essas pessoas tem prioridade no embarque.

Fazendo agora uma breve reflexão sobre o assunto, depois de muito matutar, descobri afinal algumas coisinhas que fazem mesmo a diferença e tornam essa idade melhor, nesse momento em que a curva da vida é uma descida só.
- Vejam como é “melhor” pegar a fila menor (é, porque mesmo assim tem que entrar na fila);
- Ter direito a um assento no metrô, quando não está lotado, claro, só tendo mesmo a “melhor idade”;
- Só mesmo na “melhor idade” se consegue ser aposentado pelo INSS e ter que provar todo ano que ainda está vivo pra continuar a receber o benefício (isso não tem preço);
- Imagine ter direito a uma vaga exclusiva num estacionamento de Shopping Center, entre apenas mais de mil existentes;
- Ter prioridade nos embarques aéreos, terrestres e marítimos (?);
- Tem “melhor idade” pra ser o preferido por todos os meliantes do planeta? Agora, sem querer ser agourento, existe “melhor idade” ainda pra geriatras e agentes funerários? É melhor parar por aí, senão essa conversa não tem fim.

Quem quiser que continue achando a velhice como “melhor idade”, eu e pelo menos aquelas duas velhinhas do aeroporto, continuamos acreditando que a melhor idade não é essa da hipocrisia, mas sim a de todos os momentos em que haja vida descente, com possibilidades e boas condições de saúde, segurança e educação para todos.

Nenhum comentário: