sábado, 26 de fevereiro de 2011

Empreendedorismo


Em 1950 o economista Joseph Schumpeter usou a palavra empreendedorismo para designar uma "pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações" (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo).

Com efeito, a ação do empreendedor vai além da inovação, pois, independente de exercer um papel transformador, sua atitude pode provocar reações em cadeia vindo a proporcionar mudanças econômicas, sociais e culturais, interferindo diretamente no comportamento e até nos costumes de algumas sociedades.

Atualmente, diante do mundo globalizado (mais um fato histórico fruto do empreendedorismo), o empreendedorismo tem uma reação mais imediata do que os movimentos ocorridos no século passado, como por exemplo a revolução industrial, que devido às distâncias e dificuldades de comunicação à época, demoravam muito para atravessar as fronteiras e se espalhar pelo mundo, especialmente em regiões menos desenvolvidas.

Empreender, portanto é ousar, inovar, acreditar e ter coragem para executar.

Um fato recente que está acontecendo no mundo árabe, de certa forma faz parte de um movimento empreendedor, pois aqueles que ousam lutar contra regimes ortodoxos tradicionalistas totalitários em busca da conquista de um sonho de liberdade, são também empreendedores, principalmente quando esse sonho parece uma utopia.

NR.:Este texto foi postado por mim num fórum de empreendedorismo do curso de Administração da Universidade Estácio de Sá.

Nenhum comentário: