O crime ficou conhecido como "o massacre de Montreal" e mobilizou a opinião pública daquele país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência motivada pelo desequilíbrio social.
Após isso, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para manifestar seu repúdio à violência contra a mulher. Eles elegeram então, o laço branco como símbolo e adotaram o seguinte lema: Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência, que passou a ser também o lema da primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Essa campanha tem importância primordial para mobilizar os homens e mostrar que além de não praticarem violência contra mulheres, repudiam a prática.
Foram distribuídos cerca de 100.000 laços durante o primeiro ano da Campanha entre os homens canadenses, principalmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, semana que concentra um conjunto de ações e manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário